A história

Frère Théophane Durand, Irmão Superior-Geral do Instituto Marista de 1883 a 1907 A FTD Educação nasceu no Brasil, em 1902, ampliando a atuação dos Irmãos Maristas que estavam no país desde 1897 na direção de vários colégios. As iniciais da Editora FTD são uma homenagem a Frère Théophane Durand, Irmão Superior-Geral do Instituto Marista de 1883 a 1907.

O Instituto Marista se dedica à Educação de crianças e jovens com a Missão declarada de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. No Brasil, o Instituto é organizado por meio de três unidades administrativas e uma delas é o Grupo Marista, do qual a FTD faz parte.

Quando Frère Théophane Durand assumiu a direção do instituto, já existiam livros de Gramática Francesa e de História da França, além da cartilha escrita pelo Padre Champagnat (fundador do Instituto Marista) e algumas obras para o ensino religioso. Em sua gestão, incentivou os Irmãos a escrever livros escolares para as demais disciplinas. Esses livros passaram a integrar a coleção que recebeu o título de Coleção de Livros Didáticos FTD.

Muitos desses livros foram adotados tanto por escolas Maristas como por outras redes de escolas particulares e públicas na França e nos países onde os Maristas passaram a trabalhar. Em muitos dos países em que eles se instalaram havia deficiência de editoras de didáticos. A solução foi estender a FTD francesa a esses países. Assim, no final do século XIX e na primeira metade do século XX, a marca FTD esteve presente em países como Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Argentina e até China, além de outros.

A sigla FTD foi registrada como marca comercial no momento em que houve necessidade de abrir uma empresa editorial, por volta de 1890. A empresa FTD passou a administrar oficial e legalmente as edições já existentes e ampliou o número de obras novas. Essas iniciais passaram a figurar em todas as capas dos livros publicados pelos Irmãos Maristas.

Em 1897, Frère Théophane Durand determinou a vinda dos primeiros Irmãos Maristas para o Brasil, e com eles vieram também os livros da FTD, que já faziam parte da rotina dos colégios Maristas em diversos países. Logo surgiram traduções e adaptações de várias dessas obras, bem como novos livros passaram a ser escritos dentro das exigências específicas da cultura brasileira.

Em 1902, os Maristas publicaram o primeiro livro FTD no Brasil: Exercícios de Cálculo sobre as Quatro Operações, acompanhado de problemas, traduzido e adaptado pelo Irmão Andrônico, que foi diretor de colégios Maristas no Brasil. A partir daí, a cada ano com mais intensidade, os Irmãos dedicaram-se às tarefas de traduzir os livros de currículo comum à França e ao Brasil, de criar textos para o ensino da Língua Portuguesa, de História e de Geografia do Brasil e de produzir os primeiros atlas escolares brasileiros.

O Irmão Isidoro Dumont (1874-1941), sucessor do Irmão Andrônico na direção do Colégio do Carmo, em São Paulo, foi figura-chave da FTD nos seus primeiros 40 anos no Brasil. Dedicou-se pessoalmente à produção de livros novos de Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria, Logaritmos e outros. Tudo sempre de acordo com o esquema denominado Método FTD, que incluía a edição de Livros do Mestre. O Livro do Mestre passou a ser visto como um guia seguro que trazia economia de tempo para os professores e farto material para os alunos trabalharem; por isso, os livros da FTD foram adotados pela maioria dos colégios. Era difícil encontrar uma escola brasileira que não adotasse vários livros da FTD, tanto na rede particular como na rede pública.

Dentre os livros que merecem destaque está Novas Taboas de Logarithmos, que passou a ser visto como a obra-símbolo da FTD. Quando alguém tinha dificuldade de situar a editora, bastava dizer: “Aquela editora do livro de logaritmos!”. Isso era suficiente para que o nome FTD fosse imediatamente lembrado.

Foi assim que a Editora FTD se tornou, no século passado, a mais completa editora de livros didáticos do Brasil e a primeira a cobrir todas as áreas de ensino. As novas editoras brasileiras, criadas a partir dos anos 1950, seguiram os passos da FTD e se tornaram importantes no final do século. Junto com a FTD, exercem um papel relevante na educação nacional.

Vídeo institucional

Pensar além com a FTD Educação

A FTD Educação carrega a missão de levar uma Educação transformadora para as escolas de todo o país, apoiada em valores que ajudam na formação de crianças e jovens a tornarem-se cidadãos protagonistas e ativos em sociedade. E assim foi conquistada não só a sua consolidação no mercado editorial, mas também o seu reconhecimento como uma empresa que pensa além.

É por isso que hoje a FTD Educação é sinônimo de uma empresa parceira, flexível e humana, com um intenso trabalho em:

Novas tecnologias, desenvolvendo continuamente ferramentas que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Soluções educacionais, com suporte às escolas parceiras, unindo assessoria presencial, formação de professores e atendimento personalizado, criando várias formas de compartilhar experiências.

Incentivo ao diálogo em família, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos éticos e capazes de transformar a sociedade.

Materiais didáticos e de literatura, inovando nos conteúdos impressos e digitais e valorizando autores que falam a língua de crianças e jovens.

Nossos valores

Espírito de família

  • 1. Realizamos o trabalho com dedicação e responsabilidade.
  • 2. Expressamos opiniões de forma transparente e construtiva.
  • 3. Buscamos melhoria contínua no que fazemos.

Presença significativa

  • 1. Temos atitude educadora e cuidador.
  • 2. Exercitamos a escuta e abertura ao diálogo.
  • 3. Colocamo-nos no lugar dos outros.

Solidariedade

  • 1. Atuamos em favor do bem comum.
  • 2. Geramos oportunidades para todos.
  • 3. Relacionamo-nos com ética.

Amor ao trabalho

  • 1. Realizamos o trabalho com dedicação e responsabilidade.
  • 2. Expressamos opniões de forma transparente e construtiva.
  • 3. Buscamos melhoria contínua no que fazemos.

Simplicidade

  • 1. Agimos de acordo com o que falamos.
  • 2. Facilitamos os processos organizacionais.
  • 3. Tomamos decisões de forma ágil e objetiva.

Espiritualidade

  • 1. Cultivamos o entusiasmo e a alegria.
  • 2. Promovemos e participamos de práticas de espiritualidade.
  • 3. Celebramos nossas conquistas, crescemos com nossos erros.

Sustentabilidade

  • 1. Desafiamo-nos em soluções inovadoras com foco no público alvo.
  • 2. Contribuímos para a conservação ambiental e a transformação social.
  • 3. Trabalhamos para alcançar melhores resultados financeiros.

Interculturalidade

  • 1. Construímos relações de respeito.
  • 2. Convivemos de forma harmoniosa com opiniões diferentes.
  • 3. Promovemos a integração de gênero, religiões, gerações e etnias.

Nossas unidades

Filial Aracaju

Filiais

A FTD Educação possui catorze filiais responsáveis pela distribuição e venda de livros. Todas as filiais possuem um showroom onde são expostas as principais obras. Lá, os professores recebem atendimento personalizado, preenchem um cadastro para recebimento de material de divulgação e podem adquirir livros com desconto especial. As filiais também organizam palestras com os autores, atraindo grande quantidade de educadores interessados em conhecer as obras adotadas e em aprender a usá-las da melhor forma possível em seu trabalho.

Distribuidoras

Distribuidoras

Nove distribuidores trabalham com a distribuição e a venda dos produtos FTD Educação. Os distribuidores são pessoas jurídicas e seu trabalho em muito se assemelha ao das filiais. Eles possuem seus próprios divulgadores, que fazem o trabalho externo, visitando escolas e prefeituras e atendendo às mais diversas solicitações do corpo docente e demais clientes. Assim como as filiais, possuem uma Sala de Atendimento ao Professor, onde fica localizado o showroom dos livros FTD. Ali são atendidos os professores das redes pública e particular.

Casas de atendimento

Fazer parte do dia a dia de professores e alunos e contribuir para o processo de aprendizagem é um grande privilégio. Sendo assim, além de inovar constantemente no conteúdo, na apresentação gráfica e no acabamento de suas obras, a FTD Educação tem à disposição dez casas de atendimento ao professor espalhadas em pontos estratégicos do país.

Clique aqui para conferir o estabelecimento da FTD Educação mais próximo de você.