Notícias

FTD Educação participa da BETT Brasil Educar com novas Soluções Educacionais Integradas

Data: 22/06/2017

Parceria com Google para facilitar o uso da tecnologia no campo educacional será apresentada, além de novo sistema de ensino que auxilia educadores, gestores e alunos

A FTD Educação, referência no segmento educacional, estará presente na Bett Brasil Educar 2017, cujo tema central é a inovação. De 10 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a Editora mostra diversas soluções, cujas propostas estão diretamente alinhadas aos cinco eixos articuladores propostos para a feira e o congresso: práticas de sala de aula, formação de professores, aprendizagem, políticas educacionais e gestão.

Entre os destaques desta edição está a parceria da FTD Educação e Google, que vem ao encontro dos principais pilares do evento: Educação, tecnologia e inovação. Por meio da plataforma Google for Education, a Editora oferece agora uma novidade para o ambiente escolar: uma solução inteligente, com ênfase no ensino híbrido, que integra conteúdos didáticos e pedagógicos da FTD Educação – além de sua experiência com milhares de escolas parceiras e seu conhecimento do mercado de Educação brasileira – ao pacote de recursos digitais da plataforma Google Education. Jogos, livros educacionais digitais, realidade aumentada e simulados são alguns dos conteúdos exclusivos da FTD Educação que se integrarão à plataforma do Google. A ideia é facilitar a comunicação e a aprendizagem dentro da sala de aula e fora dela também. “Ao se unir ao Google, a FTD Educação marca seu objetivo de estimular o protagonismo de crianças, jovens e educadores, por meio do conhecimento e da Educação, além de reforçar seu posicionamento como organização vinculada à inovação”, diz Antonio Rios, diretor superintendente da FTD Educação. Segundo Rios, a iniciativa faz parte da evolução da companhia, que há cerca de dois anos mudou seu posicionamento de marca.

Outra novidade da organização para a feira é o lançamento do Trilhas Sistema de Ensino. Voltado às escolas privadas, a solução educacional oferece materiais impressos e digitais que fortalecem os processos de ensino-aprendizagem. Trilhas foi elaborado para auxiliar as escolas no caminho do conhecimento, da qualidade do aprendizado e do desenvolvimento de melhores práticas de gestão de maneira integrada. Inicialmente, o novo Sistema de Ensino traz conteúdos para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I, em todos os componentes curriculares e áreas do conhecimento. Materiais complementares também fazem parte da Coleção Trilhas: livro da família, diário e módulos que trabalham a cidadania, na Educação Infantil, e livros de Educação Financeira, Arte, Inglês e Espanhol, no Ensino Fundamental I. Posteriormente, o Sistema será ampliado e atenderá também ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio.

Propostas alinhadas com as preocupações atuais do segmento educacional, como o desenvolvimento de competências socioemocionais no processo de aprendizagem, também serão mostradas no espaço da FTD Educação, a principal delas é a Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, criada pelo psicoterapeuta Leo Fraiman. Esta solução pedagógica tem como objetivo contribuir para o autoconhecimento de crianças e jovens e orientá-los na escolha de seus projetos de vida. Com coleções de livros, oficinas de empregabilidade, oficinais para pais, filmes, portal com testes e jogos, contempla todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A solução contribui para o debate sobre a aprendizagem e ciclos de vida, além da gestão e qualidade social da Educação.

Nesta edição da Bett Educar, Fraiman* ministra duas palestras com os temas Empreendedorismo e Projetos de Vida e Como Ensinar Bem, nos dias 11 e 12 de maio. Já a advogada Alessandra Borelli*, também autora da OPEE (livro: Educação para a Cidad@nia Digital) marca presença na feira, no dia 11 de maio, às 15 h, para debater o bullying no ambiente escolar.

Com uma trajetória marcada pela constante busca pela transformação do ser humano por meio da Educação, a FTD Educação vem, cada vez mais, diversificando produtos e serviços para que o aprendizado não só se torne prazeroso como efetivo e inspirador. Além de oferecer conteúdos para o ensino de alunos, a Editora conta com serviços para a formação de educadores e gestores, como encontros, palestras e consultorias, entre outros. Assim, a Editora participará também do Fórum de Liderança para Educação Particular (Edup), no dia 12 de maio, na mesa redonda: O futuro dos Sistemas de Ensino – perspectivas frente aos novos desafios de mercado. O diretor comercial & marketing da FTD Educação, Ricardo Tavares, aborda as tendências e novidades desse segmento, ao lado de Cristina Swiatovski, superintendente da Editora OPET, às 14 horas.

“O mercado de sistemas de ensino está em franco aquecimento, é uma solução que permite não só o desenvolvimento de práticas escolares inovadoras, como o aprimoramento da formação docente e da eficácia de gestão. Na FTD Educação, por exemplo, oferecemos sistemas cujo foco seja integrado a essas premissas e que apontem para um melhor resultado no aprendizado, formando cidadãos preparados para o futuro”, relata Tavares.

Parte da Bett Brasil Educar, o fórum tem o intuito de propiciar a seus participantes conteúdos e vivências que contribuam para ampliar horizontes nos planos educacional e negocial.

Outras importantes soluções da FTD Educação na Bett Brasil Educar que se integram aos eixos do congresso:

1. Práticas em sala de aula:

• Projeto Cultivando Leitores – amplia o conteúdo de materiais didáticos

Com o objetivo de incentivar a leitura e formar jovens leitores, esta solução integra escola e família para a formação de jovens leitores. Cultivando Leitores foi criado com o propósito de ampliar os conteúdos dos materiais didáticos voltado para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II. O projeto reúne títulos com raízes nos materiais didáticos da FTD Educação considerando a diversidade de gêneros e o desenvolvimento da competência leitora. Ele conta ainda com uma solução exclusiva para escolas confessionais: Cultivando Leitores, Semeando Valores. Além das obras, há consultoria educacional durante todo o ano.

• StandFor e Edelvives

Já para estimular o aprendizado de outra língua e contribuir com os debates sobre bilinguismo, a FTD Educação mostra também na Bett Brasil Educar o selo StandFor e a editora Edelvives. Criado para oferecer todo o apoio necessário para quem ensina e para quem aprende Inglês, StandFor conta com material didático, livros de leitura e revistas, além de recursos digitais. Todas as soluções foram elaboradas para se adequarem à carga horária de ensino das escolas brasileiras. Já a editora Edelvives, destinada ao ensino da língua espanhola, traz livros didáticos, dicionários, livros de literatura e conteúdos digitais.

• Faça!

Sempre na esteira da inovação, a FTD Educação apresenta ainda no evento a nova coleção Faça!: fundamentada no movimento Maker e a única no mercado com este conceito. A coleção supre uma lacuna ao propor obras didáticas que podem ser customizadas pelos alunos, a começar pela capa, e que aliam propostas interdisciplinares e acessibilidade – com numerais e introduções em libras. O conjunto aluno/professor é oferecido para as cinco disciplinas básicas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia. É a primeira do mercado composta em duas partes: a primeira, conta com adesivos e cartonados para customização e desenvolvimento de atividades criativas, já a segunda, apresenta propostas de trabalhos de cultura digital. Para o professor, mais uma novidade: cada obra traz material intercalado ao conteúdo do aluno.
Katia Stocco Smole, autora do Faça! – Matemática, ministra palestra no dia 10/5, às 9 horas.

2. Aprendizagem, formação e gestão:

• Sistemas de Ensino: FTD Sistema de Ensino e SIM Sistema de Ensino

Para a formação de indivíduos e para atender às necessidades atuais dentro do âmbito escolar, a FTD Educação oferece produtos e serviços que permitem o desenvolvimento de práticas escolares inovadoras, ajustes de processos de aprendizagem, melhor formação docente e eficácias de gestão – pontos debatidos ao longo da Bett Brasil Educar. É o caso dos sistemas de ensino FTD Sistema de Ensino e o SIM Sistema de Ensino (este voltado tanto para a rede particular quanto para a pública), que contam com materiais impressos e recursos digitais para a integração e formação do aluno. As soluções dão ainda apoio ao docente e à gestão da escola. Alunos de Ensino Médio, por exemplo, contam com planos de estudos e materiais complementares para o Enem, entre outros. Já para educadores e gestores, os sistemas de ensino da FTD Educação oferecem serviços como o acompanhamento do ponto de vista educacional, com planos de ação que contemplam encontros de formação docente, eventos para reciclagem profissional e avaliações diagnósticas de desempenho pedagógicos – instrumentos para medir a qualidade do ensino.

O espaço da FTD Educação na Bett Brasil Educar fica próximo à porta de entrada, nº 301.

*Autores FTD Educação e Metodologia OPEE na Bett Brasil Educar 2017.

Leo Fraiman (autor e criador da Metodologia OPEE):

• 11/5, às 18 h – mostra como construir projetos de vida e o que é a habilidade do empreendedorismo (entendido como uma atitude ética e um dos mais importantes pilares para elaboração de projetos de vida).

• 12/5, às 18 h – aborda o tema Como Educar Bem, Leo Fraiman mostra curiosidades do funcionamento do cérebro, além de apresentar técnicas para empoderar o educador em sua missão transformadora.

Alessandra Borelli (autora de Educação para a Cidad@nia Digital):
• 11/5, às 15 h – aborda o bullying dentro e fora da sala de aula.

Katia Stocco Smole (Faça! – Matemática):
• 10/5, às 9 h – debate sobre inovações no ensino da Matemática.

FTD Educação na Bett Brasil Educar 2017
Estande 301 – próximo à porta principal
Data: 10 a 13 de maio
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes – km 1,5