Datas especiais

93_dataesp

Dia Universal dos Direitos Humanos

Data: 10 de dezembro


“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

Este é o primeiro dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento básico das Nações Unidas assinado em 10 de dezembro de 1948.

A primeira a considerar a vida, a liberdade e a propriedade foi a declaração inglesa de 1689, que retirava o direito divino dos reis e reconhecia o cidadão inglês livre por nascença.

Os Direitos do Homem e do Cidadão, aprovados após a Revolução Francesa, em 1789, também representaram avanços. No entanto, em pouco tempo, deixaram de ser observados pelo próprio governo da França.

Nos Estados Unidos, em 1791, emendas à Constituição garantiram a liberdade de culto, de imprensa e de reuniões pacíficas, mas se manteve a escravatura.

Esses três documentos contribuíram para a Declaração de 1948, que também procurou superar o horror e as atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: IBGE teen

Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos.