Datas especiais

59_dataesp

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Data: 20 de novembro


Feriado em mais de 220 municípios, inclusive Rio de Janeiro e São Paulo, a data lembra a execução do líder negro Zumbi, em 1695. A Lei 10.639, de 2003, integrou a comemoração ao calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira.

Durante a escravidão dos negros no Brasil, muitos dos que conseguiam fugir das fazendas formavam povoados de resistência, os quilombos. Lá, trabalhavam para sua subsistência e defendiam-se dos constantes ataques dos colonizadores.

O Quilombo dos Palmares foi o maior de todos, chegando a abrigar 30 mil pessoas. Fundado na Serra da Barriga (AL) por volta de 1600, foi destruído por bandeirantes em 1694.

Exemplo de coragem e amor à liberdade de seu povo, Zumbi liderou Palmares por mais de 20 anos, tornando-se uma lenda entre os escravos. Permaneceu escondido após a destruição do quilombo. Quase dois anos depois, porém, foi morto e esquartejado.

Segundo a Fundação Cultural Palmares, há cerca de mil comunidades remanescentes de quilombos, presentes em todos os Estados brasileiros, mas concentradas na Bahia e no Maranhão.