Datas especiais

40_dataesp

Dia dos Avós

Data: 26 de julho


O Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, também conhecido como dia de Santa Ana e de São Joaquim – pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A história conta que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. No ano 20 a.C., Ana e Joaquim foram abençoados com uma menina, Miriam – que em hebraico significa Senhora da Luz e foi traduzido para o latim como Maria.

Santa Ana morreu quando a mãe de Jesus tinha apenas três anos e, devido a sua história, é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus, foi por ele a escolhida para ser mãe de seu filho e é por esta história que São Joaquim e Santa Ana também são considerados os padroeiros dos avós.

Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Santa Ana em 26 de Julho e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.