Datas especiais

55_dataesp

Dia do Professor

Data: 15 de outubro


Em 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I assinou um decreto instituindo o ensino elementar no Brasil. O documento criava as escolas de primeiras letras e regulava as disciplinas, os salários dos professores e a administração do ensino.

A primeira comemoração dedicada ao professor nesta data ocorreu 120 anos mais tarde, no ginásio Caetano de Campos, em São Paulo (SP). A celebração passou a contar com os familiares dos alunos e mestres, popularizou-se em diversas escolas, e foi oficializada nacionalmente como feriado escolar em 1963, pelo Decreto 52.682.

Hoje, segundo o Ministério da Educação, o Brasil tem mais de 2,6 milhões de professores. Cerca de 80% dos docentes de ensino infantil, fundamental e médio atuam em escolas públicas, e 15% do total estão em escolas rurais.

Uma das profissões mais antigas do mundo, muito comparada ao sacerdócio pela vocação e dedicação que exige, o magistério exerce grande influência na formação individual e coletiva dos cidadãos. O célebre educador brasileiro Paulo Freire acrescentava que todo professor é também um aprendiz.