Datas especiais

434_dataesp

Dia das Mães

Data: 8 de maio


As primeiras celebrações às mães foram realizadas na Antiguidade pelos gregos e pelos romanos. A entrada da primavera era festejada na Grécia em honra de Rhea, enquanto eram feitas ofertas a Cibele em Roma. Ambas eram consideradas as mães dos Deuses para cada um daqueles povos. No século XVI, na Inglaterra, esta comemoração foi estendida a todas as mães e era chamada de Mothering Sunday – ou o Domingo da Maternidade – celebrado no quarto domingo da Quaresma.

Nos moldes em que comemoramos hoje, a ideia do Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos em meados do século XIX. Em 1858, Ann Maria Reeves Jarvis buscou promover a conscientização entre as mulheres de sua comunidade sobre as péssimas condições de saúde da população pobre local. O dia era chamado de Mother’s Work Day, ou o Dia de Trabalho das Mães.

Quando Ann Jarvis morreu, em 1905, sua filha Anna começou uma campanha em memória ao trabalho de sua mãe. O primeiro Dia das Mães foi celebrado em 26 de abril de 1910, quando foi incorporado ao calendário do estado norte-americano da Virgínia Ocidental. Em 1914, a data passou a ser comemorada em todo aquele país, sempre no segundo domingo de maio. No entanto, Anna Jarvis se aborreceu pelo fato de os comerciantes se beneficiarem mais da data do que as mães e até tentou, em vão, cancelar a celebração anos mais tarde.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data e desde 1947 a comemoração faz parte do calendário oficial da Igreja Católica.