Datas especiais

24_dataesp

Dia da Educação

Data: 28 de abril


O processo de educação começa com a família, quando os pais ou responsáveis transmitem a seus filhos princípios morais e éticos, valores e normas de comportamento. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida em sociedade.

Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, em que ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Línguas, Matemática, Geografia, História e muitas outras.

O papel da escola, porém, não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a instituição de ensino dá continuidade ao processo iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, por meio da disciplina, das responsabilidades e do estímulo ao exercício da cidadania.

Todas as iniciativas na área da educação, desde o aprendizado formal em sala de aula, a prática de esportes, arte e atividades lúdicas até o incentivo à leitura, ao desenvolvimento do raciocínio e às experiências científicas são válidas para a realização pessoal de cada indivíduo e para o progresso da humanidade.