Datas especiais

66_dataesp

Dia da Ave

Data: 5 de outubro


Comemorada no Brasil desde 1968, a data tem como símbolo o sabiá laranjeira (Turdus rufiventris), cuja importância no folclore garantiu sua escolha como a ave nacional, em 2002.

Ano a ano, novas espécies de aves são descritas. Hoje, conhecemos 9 mil em todo o mundo e 1,7 mil no Brasil. Elas constituem um dos grupos de animais de mais ampla distribuição geográfica, estando representadas em praticamente todos os ambientes.

A avifauna brasileira, a terceira mais rica do planeta, atrás apenas da Colômbia e do Peru, abriga quase 200 espécies endêmicas, isto é, exclusivas dos nossos ecossistemas.

Muitas entidades, públicas e também da iniciativa privada, atuam na preservação de toda esta biodiversidade. Segundo a ONG Birdlife International, temos 122 espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil.

Integrar a conservação das aves ao desenvolvimento sustentável das populações é um enorme desafio. O início deste trabalho pode estar no estímulo à curiosidade e ao carinho das crianças pela natureza, por meio da educação ambiental.