Datas especiais

63_dataesp

Dia da Amazônia

Data: 5 de setembro


A Amazônia é a região definida pela bacia do rio Amazonas e coberta por floresta tropical. Considerado o rio mais volumoso do mundo, o Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes e percorre nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil, também se denomina Amazônia o bioma que ocupa 49,3% do território e abrange diferentes ecossistemas, passando pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e uma pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Reconhecida pela Constituição como patrimônio nacional, a região amazônica é uma das mais ricas e complexas do mundo por sua singular diversidade biológica e etnológica. No entanto, desde a colonização, o desmatamento desenfreado e a exploração comercial sem limites das espécies da região vêm pondo em risco seu equilíbrio.

A escolha de 5 de setembro como o Dia da Amazônia é uma homenagem à data em que foi criada a Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. Trata-se de uma oportunidade para se refletir sobre políticas de desenvolvimento sustentável aliadas a severa fiscalização ambiental, no intuito de harmonizar a preservação da natureza e as necessidades socioeconômicas dos povos que habitam a região.