Maristas no Mundo

O resultado do trabalho de Marcelino Champagnat desenvolvido ao longo de toda sua vida rende frutos até hoje. Fundado em 1817, o Instituto Marista tem forte presença em diversas partes do mundo e em várias regiões do Brasil.

Em 1840, quando Champagnat faleceu, o instituto já contava com 280 membros trabalhando em 48 escolas, com um total de 7 mil estudantes. Ao final do século XIX, já eram mais de 5 mil Maristas trabalhando dentro dos ideais de Champagnat em vários países da Europa, da Ásia da África, das Américas e na Oceania, como Bélgica, Inglaterra, Irlanda, Ilhas Samoa, Turquia, México e Nova Zelândia.

Comprometidos com a formação cidadã e cristã de crianças e jovens, hoje são 51 mil Irmãos e leigos servindo a 500 mil crianças e jovens em centros educacionais, trabalhos sociais e outras ações.

Ao todo, o Instituto Marista tem mais de 100 iniciativas sociais em projetos e centros sociais em 79 países que tem em comum o atendimento gratuito a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Instituto Marista é representado pelo irmão Superior Geral, o espanhol Emili Turú, e seu Conselho. Seu mandato irá até o XXIII Capítulo Geral em 2017, quando a Instituição completará 200 anos de fundação. A tarefa e o lema da instituição é, atualmente, “Com Maria, ide depressa para uma nova terra!”