Datas especiais

77_dataesp

Dia Mundial da Água

Data: 22 de março


Desde a Rio 92, a grande conferência ambiental sediada pelo Brasil naquele ano, a Organização das Nações Unidas dedica este dia às reflexões sobre a preservação da água.

Essencial para a vida na Terra, a água é considerada um bem gratuito no meio ambiente e pode-se dizer que seu uso ocorre de maneira indiscriminada em todo o mundo. Entretanto, trata-se de um recurso não-renovável.

Apesar de 70% da superfície do planeta serem formados por água, apenas 34,6 milhões de km³ ou 2,5% correspondem à água doce. Desse total, 69,8% estão nas calotas polares e geleiras e 29,93% no subsolo. Ou seja, o volume de água doce superficial (rios e lagos) é de somente 0,27% ou 92,2 mil km³.

As nações que mais consomem água no mundo são Índia, China, Estados Unidos, Paquistão e Japão. O segundo e o terceiro países aparecem também entre os que concentram grandes volumes hídricos, assim como Brasil, Rússia, Canadá e Indonésia.

Considerando que boa parte deste recurso é contaminada por resíduos industriais e esgoto, o abastecimento de água potável às populações é um indicador básico da qualidade de vida. As residências e os serviços concentram 10% do consumo de água, enquanto os setores industrial e agrícola demandam 21% e 69%, respectivamente.

O combate ao desperdício e à poluição e o controle do crescimento populacional são medidas urgentes para a conservação da água. Outras alternativas seriam o derretimento das geleiras, a dessalinização da água do mar e a exploração dos aquíferos subterrâneos.