Datas especiais

143_dataesp

Dia das Bruxas

Data: 31 de outubro


Dias das Bruxas ou Halloween é uma festa típica de países anglo-saxões, em que as pessoas fantasiam-se de monstros, fantasmas, feiticeiras e outras criaturas horripilantes.

As crianças pedem doces na vizinhança, dizendo “Trick or treat?”, isto é, “Travessuras ou gostosuras?”… No Brasil, a comemoração vem se popularizando principalmente pela influência das escolas de inglês.

É bem provável que o termo All Hallows Eve (Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro pelos católicos) seja a origem do nome da festa. Mas o ritual teria se iniciado na celebração do ano novo celta, também nesta data.

Na noite da véspera, que representava também o fim do verão no Hemisfério Norte, era costume pintar o corpo, compartilhar experiências e agradecer a colheita. Os celtas acreditavam que os mortos então voltavam e instruíam os druidas (sacerdotes) em suas premonições.

Um dos símbolos mais conhecidos do Halloween é a abóbora iluminada, conhecida como Jack O’Lantern. Diz a lenda que ela representa o espírito de um homem chamado Jack, que vaga pelo mundo guiado por essa luz, após ter sido recusado no céu e no inferno.