Datas especiais

400_dataesp

Dia da Alfabetização

Data: 8 de setembro


Esta data especial foi estabelecida internacionalmente em 1965 pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que considera a alfabetização a chave para o desenvolvimento pessoal e o progresso socioeconômico dos povos. No Brasil, é comemorada neste dia desde 1968.

Segundo a Unesco, cerca de 781 milhões de adultos no mundo são analfabetos; e as mulheres representam mais de dois terços deste número. O Mapa do Analfabetismo no Brasil, publicado pelo governo federal em 2003, aponta mais de 16 milhões de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever.

Considerado uma herança do Brasil colonial, o alto índice de analfabetismo caiu de 65,3% em 1900 para 13,6% cem anos depois. Entretanto, em números absolutos, a quantidade de brasileiros analfabetos em 2000 era superior à de 1960 e quase duas vezes e meia a do início do século passado.

Apesar das iniciativas para alfabetização de adultos – a fim de que exerçam sua cidadania de forma consciente e tenham mais acesso a bens culturais e serviços – o melhor antídoto para o analfabetismo é assegurar educação de qualidade para todos na idade apropriada.